Acupuntura
Cardiologia
Cirurgia PlÁstica
ClÍnica Geral
Dermatologia
DesabituaÇÃO TabÁgica
Enfermagem
Ginecologia e ObstetrÍcia
Medicina Curativa
Medicina DentÁria
Medicina Desportiva
Medicina Do Trabalho
Medicina EstÉtica
Neurologia
Nutricionista
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Podologia
Psicologia
Psiquiatria
Terapia da Fala
Urologia

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow

Versão para impressão Enviar por E-mail

Ecografia Doppler


Dr Rui Artur Coimbra

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Maternidade Dr Daniel de Matos

 

Relatório entregue de imediato ao próprio!

O que é Doppler?

O doppler é a forma da ecografia reproduzir, em tempo real, imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo, graças ao efeito Doppler, descoberto em 1852 pelo físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler, devido a uma alteração da frequência nas ondas de ultrassons em virtude da aproximação ou afastamento entre este e a fonte sonora.

Assim pode-se obter imagens que permitem determinar o sentido e a velocidade de circulação do sangue nos vasos sanguíneos e nas cavidades cardíacas. O sentido do fluxo sanguíneo é representado nas cores azul e vermelha, conforme o sentido de circulação do sangue, se afasta ou se aproxima respectivamente.

Ao fornece imagens dinâmicas, em tempo real, da rede vascular e do fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, contribuiu para o diagnóstico de várias patologias. O exame chamado doppler passou então a ser um inestimável auxílio no estudo da circulação sanguínea, sendo usado não só no diagnóstico e acompanhamento de doenças, mas também na área da obstetrícia, onde se tornou absolutamente fundamental, para seguimento e avaliação da gravidez e do embrião/feto.

Na gravidez, o exame ajuda a determinar se os principais órgãos do feto estão a ser bem irrigados e com oxigenação normal, além de avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração, permitindo assim uma avaliação do bem estar fetal (imagens anexas com doppler´s para avaliação da artéria umbilical e uterinas, detecção de duas artérias umbilicais e de duas artérias renais) . Poderá também ser usado para um estratificação de risco e assim ajustamento da vigilância obstétrica, como por exemplo o doppler das artérias uterinas durante a gravidez. Também na avaliação ginecologica a ecografia ocupou um lugar fundamental e imprescindível, como por exemplo para avaliação e diferenciação de massas (imagem anexas de quisto ovárico e da vascularização uterina).

Em ecografia geral, não obstétrica, as avaliações mais frequentes são as seguintes:

  • Carotídeo-vertebral: permite avaliar os vasos que conduzem o sangue para o cérebro (artérias carótidas e vertebrais), nomeadamente na pesquisa de estenoses (“apertos”). É também um importante parâmetro para a avaliação do risco de doença cardiovascular individual, essencial para a prevenção de enfartes e AVCs.
  • Arterial: é essencialmente utilizado para avaliação de doentes com queixas de claudicação (“dor na barriga das pernas após uma caminhada”).
  • Venoso: é fundamental para o diagnóstico e também para o planeamento do tratamento das varizes
  • Visceral: a avaliação Doppler é essencial noutras patologias, como na avaliação dos transplantes (hepáticos ou renais), massas complexas dos ovários, hipertensão arterial (para exclusão de estenoses da artéria renal) e na pesquisa de tromboses vasculares.